sexta-feira, 18 de novembro de 2011

ARTIGO DE OPINIÃO


TEMA: Saída de presidiários em feriados afeta à segurança da família e da sociedade?

A violência aumenta nos feriados
Ainda que nos últimos anos o Brasil tenha conseguido grandes avanços na área social, continua com muitos problemas afetando, de forma desagradável, a vida dos brasileiros e os mais preocupantes, são: desemprego, violência e criminalidade, poluição, saúde, educação, desigualdade social, habitação, entre tantos outros.           
Mesmo com o aumento da geração de empregos nos últimos anos, produzidos pelo crescimento da economia, podemos ainda encontrar um percentual muito elevado de brasileiros que tem uma jornada de trabalho intensa com 40 horas semanais que às vezes chegam a serem maiores, mesmo porque precisam cumprir com seus compromissos que não são poucos.                                                                                                                                                                   
A sociedade é colocada em risco, pois o índice de criminalidade tem aumentado nos feriados, uma vez que um condenado não cumpre sua pena e é beneficiado pelo “indulto” no qual o preso pode sair em feriados (datas especiais) para visitar sua família e assim, acabam cometendo delitos .  
É claro que para as famílias dos detentos esse “benefício” é muito bom, mesmo porque nem todos desperdiçam essa oportunidade de passar momentos especiais com seus familiares.                                                     
Mas não é o que acontece, porque nesses dias nas grandes cidades, por exemplo, estão sendo acometidas pelo crescimento absurdo da violência, de presos que burlam a lei, colocando a vida da população em risco.
O cotidiano da população brasileira passou a ter como presença assegurada, cada vez mais, diversos tipos de crimes, alguns, até com requintes de crueldades pelos detentos.
Diante disso, é difícil acreditar em uma justiça que prende e solta sem responsabilidade transformando em terrorismo um dia de descanso do trabalhador com sua família, deixando-os frente à linha de tiro desses marginais.
O cidadão se sente prejudicado, pois as injustiças sociais aliadas à falta de rigor no cumprimento das leis exemplificam este alto índice da criminalidade em nosso País.
Esta situação caótica afeta, de forma cruel, a população que cumpri com seus deveres e além do mais paga seus impostos em dia, que por ironia uma boa parte desses recursos são direcionados para justiça e segurança.                                                                                                             
Portanto, é preciso que as autoridades competentes tomem atitudes, urgentes, com relação à segurança, como também a justiça, fazendo com  que as leis sejam revistas e  cumpridas na integra, só assim a sociedade poderá ter uma vida mais tranqüila e segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário