quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Artigo de opinião contestando o artigo "O que é essencial para todos?" Gustavo Barreto

O Vale-Cultura favorece a população?

Em artigo recente publicado no site Fazendo Média, o produtor cultural Gustavo Barreto defende o Vale-Cultura, segundo ele esse benefício será um passo importante para inserção de milhões de brasileiros no universo privilegiado da cultura local, regional e nacional.
Entretanto, o Vale-Cultura deve frustrar as expectativas traçadas pelo governo, uma vez que as empresas não serão obrigadas a aderir à lei, o que não torna atraente este projeto, pois se aprovado os funcionários não terão forças para exigir o direito.
De acordo com o Ministério Público, apenas 13% da população brasileira têm acesso à manifestações culturais. O governo espera  melhorar este índice com o Vale- Cultura, e esse benefício será voltado para trabalhadores com rendimento mensal de até 5 salários mínimos. Por meio de um cartão magnético similar ao Vale-Refeição , as empresas poderão destinar ao funcionário o valor de R$50 reais mensais para comprar ingressos de cinema, teatro, shows, além de livros, CDs e DVDs.
O projeto se torna  inviável,  não conseguirá atingir a classe de baixa renda, pois o benefício de 50 reais é um valor irrisório, e não dá para suprir as necessidades  do cidadão em estar em contato com as diferentes manifestações culturais, sendo que o mesmo pretende incentivar a população a adquirir mais conhecimento através da cultura.
 Portanto, para mudar esse quadro é necessário articular soluções que sejam práticas e direcionadas no combate à má qualidade do ensino, e assim favorecer à cultura.
E um bom começo, para o enfrentamento do problema é a expansão do número de bibliotecas públicas, e mais implantação de Salas de Leituras nas escolas públicas e também um comprometimento ainda maior com Salas de Leituras já implantadas, através de investimentos em acervo de diferentes gêneros que atraia toda comunidade.

Dirce, Geisa e Rosani

Nenhum comentário:

Postar um comentário