sábado, 17 de dezembro de 2011

ARTIGO DE OPINIÃO


A má distribuição de renda provoca a desigualdade social e violência urbana

A desigualdade social é um problema mundial, principalmente em países menos desenvolvidos que muito sofre com a má distribiução de renda. Um bom exemplo que pode ser dado da desigualdade do Brasil é o crescente estado da miséria, a extrema condição de renda, os salários baixos, a fome, o desemprego, a favelização, o crescimento da criminalidade e da violência,a má formação educacional e o investimento ineficiente de um país em áreas sociais.
Segundo dados da ONU o Brasil é o oitavo país que tem o maior índice de desigualdade social e econômica no mundo.   No Brasil uma pequena parcela da população é muito rica e contrastando com ela, uma grande fatia da população vive entre a pobreza e a miséria.
Nas últimas décadas, a violência urbana transformou-se num dos grandes problemas da sociedade brasileira, por isso se dá o grande aumento do desemprego e da desigualdade social.
A violência urbana além de ser causada pelo desemprego, pelo consumismo exagerado, pelo uso de drogas e por outros problemas relacionados às políticas públicas de educação, habitação, trabalho, segurança, os jovens de baixa renda ficam vulneráveis, pois a exclusão social os torna, cada vez mais, supérfluos e incapazes de terem uma vida digna, pois  passam a ver o ingresso da criminalidade como uma possibilidade de sobrevivência.
Entretanto, as autoridades são os principais responsáveis por esse processo de desigualdade que provoca exclusão e gera violência. Diante disso, faz-se necessário que os gestores do País planejem uma vida mais digna, com oportunidades de conhecimento para pessoas com baixa renda, dando-lhe a chance de trabalhar e ter o seu sustento garantido.

Professora: Rosani

Nenhum comentário:

Postar um comentário